Criada em 1938 com a designação de DTA – Divisão dos Transportes Aéreos de Angola, a TAAG Linhas Aéreas de Angola é a companhia aérea nacional de Angola e tem a sua sede na capital deste país africano, em Luanda. Os seus primeiros voos foram realizados entre Luanda e Namibe, Lobito e Ponta Negra, com uma frota inicial de cinco pequenos aviões. Ao longo das décadas seguintes a companhia angolana não parou de crescer, e seria apenas em 1973 que adquiriria o nome que tem hoje: Transportes Aéreos de Angola. Nesse mesmo ano começaria a operar voos regionais para São Tomé e Príncipe e Windhoek, na Namíbia. Em 1980 a companhia aérea passaria por um período de rápido crescimento, que se saldou com a aquisição do novo Boeing 707 e a expansão da sua rede de rotas domésticas e internacionais. E em 2010 era autorizada a operar em todo o espaço aéreo europeu, graças aos seus modernos Boeing 777 e 737. Atualmente esta empresa angolana, cujo código IATA é DT, possui uma grande frota de aviões que lhe permitem operar voos para mais de 35 destinos em África, na Europa, Ásia e América. Além disso, a Taag lança ofertas de voos regulares entre as cidades de Luanda e os aeroportos portugueses de Lisboa e Porto, pelo que é uma boa opção para os viajantes que queiram conhecer Angola.
Ao atuar dentro da lógica do grupo TAP Air Portugal, a Portugália, que atualmente voa sob a marca TAP Express, obedece às mesmas regras aplicadas pela principal companhia aérea portuguesa. No que diz respeito ao serviço de check-in online, está disponível 36 horas antes do embarque, e não é necessário imprimir o cartão de embarque. Basta apresentá-lo em formato digital no smartphone ou em qualquer outro dispositivo móvel, o que representa uma aposta da companhia aérea na proteção do meio ambiente. Por outro lado, este serviço também apresenta uma série de vantagens para os passageiros, dado que evitam as filas no aeroporto e podem dirigir-se diretamente às portas de embarque.
Nos voos internacionais, a Taag permite que os passageiros transportem gratuitamente um artigo de bagagem de mão a bordo, cujo peso não supere os 8 kg, assim como um pequeno artigo adicional, como uma mala pessoal de ombro, uma mochila pequena ou uma mala de computador portátil ou outro acessório. No caso dos voos para Pequim ou nas rotas com origem no Brasil, o peso máximo permitido aumenta ligeiramente, para os 10kg. Já nos voos domésticos da Taag, a franquia de bagagem de mão é de 5kg para a classe económica e 8k para as classes Executiva e 1ª classe. Quanto às medidas destes volumes, não devem exceder os 115 cm (soma da altura + largura + profundidade). No que diz respeito aos artigos perigosos ou que não são permitidos a bordo, tenha em conta que a Taag (como todas as companhias aéreas) proíbe, por razões de segurança, géis e líquidos acima de 100 ml, além de armas, facas, tesouras ou objetos cortantes em geral.
No caso da bagagem de porão com a Taag, os custos e franquias geralmente são calculados de acordo com a classe na qual viaja o passageiro e do destino do voo. O mesmo acontece com o peso da bagagem, que pode variar entre os 23 e 32 kg, dependendo das condições da reserva. Na página web da companhia aérea está disponível um simulador que permite ao passageiro saber exatamente quantas malas de porão pode levar, e qual o peso permitido para cada uma, dependendo do lugar para onde viaja e da tarifa contratada. Da mesma forma, os clientes da Taag também podem obter informação sobre os preços das taxas aplicadas por excesso de bagagem no site da companhia aérea angolana.
Atendimento simpático
Bom voo. Aviao velho mas limpo. O jantar a bordo estava ótimo.
O voo da TAP descolou com uma hora de atrazo
Estivemos quer na ida quer na volta duas horas dentro do avião por falta de combustivel.